Educação e Cidadania

Educação e Cidadania

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS!


DOSSIÊ: GÊNERO E CIDADANIA - até 30/06

Organizador: Prof. Cibele Cheron – cibele_cheron@uniritter.edu.br

As diferenças que se verificam entre homens e mulheres nas sociedades refletem assimetrias, pautadas por relações de gênero e de poder. Nesse âmbito, o feminismo reconhece a existência de uma hierarquia social historicamente determinada e injusta, desfavorável às mulheres e ao feminino, e visa a desconstruí-la, propondo mudanças de práticas, culturas e mentalidades a fim de transformar relações de poder e promover a concretização da cidadania plena. Neste sentido, o Dossiê Gênero e Cidadania propõe o debate acerca das relações de gênero e as desigualdades sociais que se estabelecem dentro do sistema hierárquico por elas produzido. A ideia de cidadania, enquanto conceito polissêmico, abriga interpretações alusivas a dimensões históricas, culturais, sociais, jurídicas e políticas, considerando as intersecções com questões geracionais, étnico-raciais, geográficas, de orientação sexual ou de classe. Privilegia-se contribuições produzidas desde uma perspectiva transdisciplinar, multifacetada e plural. Os artigos deverão ser inéditos e de caráter científico, e podem tratar dos seguintes temas: cidadania feminina; direitos humanos das mulheres; justiça social; estereótipos e ideologias de gênero; sexismo, racismo e homofobia; gênero e religião; gênero e direito; gênero, trabalho e educação; metodologias feministas; gênero, políticas públicas, novas institucionalidades; gênero e novas tecnologias; violência de gênero; Lei Maria da Penha; participação e representação política feminina. Também serão recebidas resenhas sobre livros publicados no campo dos estudos feministas e de gênero.​

A Revista recebe também artigos, resenhas e traduções de temática livre para a Seção Geral.

A submissão poderá ser feita até 30 de junho de 2015, para o email cibele_cheron@uniritter.edu.br.


n. 15 (2013)

Sumário

Apresentação

Apresentação PDF
Maria Luiza Moreira

Artigos

Alfabetização de jovens e adultos: detalhes inerentes a prática PDF
Suzana Schwartz
Caminhos trilhados entre a leitura e a escrita: possibilidades na educação de adultos PDF
Elzira Tischer de Lima, Denise Costa Ceroni
O contexto sócio-histórico-cultural e a aprendizagem do adulto PDF
Renata Santos de Morales, Noeli Reck Maggi
Um pacto também para a educação de jovens e adultos: reflexões sobre a formação continuada docente do pacto nacional pela alfabetização na idade certa PDF
Leonardo Rocha de Almeida
O Papel do Idoso na Contemporaneidade: o Grupo Revivendo a Vida faz História PDF
Karen Vigna
Modos de ler e escrever na EJA PDF
Sandra Mara Corazza, Larisa da Veiga Vieira Bandeira

Seção Aberta

A educação de adultos maduros e idosos: aprendizagens escolares construídas e partilhadas no grupo revivendo a vida PDF
Denise Ceroni


ISSN: 1516-2958