ESTRATÉGIA DE GERENCIAMENTO DE ESTOQUE DE PRODUTOS EM FARMÁCIA COMERCIAL

Viviane Wais Zanrosso, Zaida Cristiane dos Reis, Cristine Hermann Nodari, Fernanda Rizzon

Resumo


Diante da diversidade de produtos lançados, anualmente, no mercado farmacêutico, bem como o aumento do número de drogarias, é necessário formular um plano de gerenciamento para conseguir superar a concorrência na geração do lucro. A implantação de uma estratégia de compras baseada nas vendas a partir de um estoque ideal onde haja um giro comercial torna-se um fator imprescindível à sobrevivência dentro de um mercado em ascensão. Assim, o objetivo desse artigo foi analisar a estratégia de implantação de alternativas para organização de estoque e compras em uma farmácia comercial. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, onde o método de trabalho escolhido foi o estudo de caso realizado a partir de dados primários por meio de entrevistas em profundidade e dados secundários a partir da coleta de material com dados e informações da farmácia comercial que foi o objeto de estudo. Como resultados apontaram-se a necessidade de conhecer o perfil de consumidores para conseguir organizar o estoque e as compras aproveitando, da mesma forma, os meios de publicidade como estratégias de gerenciamento de estoques de produtos. Destacou-se por fim, a necessidade de implantar uma estratégia de gestão de compras e definição de estoques em farmácias comerciais para redução de custos e um aumento no giro comercial.

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ISSN: 2176-9907