Análise Comparativa entre Produtos Eco e Tradicionais | A Comparative Analysis of Eco and Traditional Products

Jocelise Jacques de Jacques, Carla Schwengber ten Caten

Resumo


O reconhecimento de que o impacto do crescimento das atividades humanas não poderá ser ilimitado traz a necessidade de repensar de forma geral processos produtivos, produtos e a estruturação da sociedade de consumo atual. Neste contexto o presente estudo busca propor uma priorização de critérios de avaliação ambiental para produtos de consumo. Esta proposta se baseou na utilização do processo de análise hierárquica – AHP (analytic hierarchy process), ferramenta estatística, aplicada na em análise multicriterial, que neste estudo foi usada na comparação entre critérios e na análise de produtos tradicionais versus produtos considerados eco. Este método ressaltou a evolução cronológica da abrangência dos critérios ambientais, demonstrada nos produtos analisados e fortaleceu a premissa de que para a obtenção de resultados significativos é necessário adotar desde o início do desenvolvimento de produtos princípios de projeto orientados ao meio ambiente.

Abstract

A need to re-think production processes, products and the structure of the current consumer society stems from the realization that the environmental impact caused by the rapid growth of human activities cannot be unlimited. In this context, this study proposes a prioritization of environmental assessment criteria for consumer products. The methodology is based on the application of the Analytic Hierarchy Process (AHP), a statistics tool used for multi-criteria analysis, which was employed in this study for the evaluation of criteria and comparison between traditional products and their environmentally-friendly (eco) counterparts. This method showed the chronological evolution of the scope of environmental criteria, which is demonstrated in the analyzed products, and strengthened the premise that to achieve significant results it is necessary to adopt environment-oriented principles from the beginning of the product development process.

Texto completo:

PDF



ISSN | 2177-4870