Design Estratégico para a disseminação da cultura da sustentabilidade/Strategic design for dissemination of sustainability culture

Roberto Zimmer Araujo, Karine de Mello Freire

Resumo


Este artigo tem por objetivo investigar formas de contribuição do Design Estratégico para construção de uma cultura de sustentabilidade nos negócios de moda. O estudo discute sustentabilidade, noções de mentalidade lenta na moda e o caso da empresa Colibrii. Percebe-se que essa construção ocorre a partir das relações ecossistêmicas do negócio, sejam sociais, ambientais ou da subjetividade humana.

Texto completo:

PDF

Referências


FLETCHER, Kate. GROSE, Lynda. Moda & sustentabilidade: design para mudança. São Paulo: Senac São Paulo, 2011.

FRANZATO, Carlo.; DEL GAUDIO, Chiara.; PARODE, Fábio.; BENTZ, Ione.; BORBA Gustavo.; FREIRE, Karine. Inovação Cultural e Social: design estratégico e ecossistemas criativos. In: FREIRE, Karine. (org.). Design Estratégico para a Inovação Cultural e Social. São Paulo, Kazuá, 2015, p. 157-182.

FREIRE, Karine de Mello. Design estratégico para a inovação social. In: FREIRE, Karine de Mello (Org.). Design estratégico para inovação cultural e social. 1 ed. São Paulo: Kazuá, 2015.

GUATTARI, Félix. As três ecologias. Campinas: Papirus, 1990.

LIPOVETZKY, Gilles. A felicidade paradoxal : ensaio sobre a sociedade do hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

MALAGUTI, Cynthia. Design e valores materializados: cultura, ética e sustentabilidade. In: DE MORAES, Dijon. KRUKEN, Lia. (Org.) Cadernos de estudos avançados em Design: Sustentabilidade I. Barbacena: Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais, v.a, 2009. Disponível em http://www.tcdesign.uemg.br/pdf/Sustentabilidade_I.pdf

MANZINI, Ezio. Strategic Design for Sustainability: instruments for radically oriented innovation. In: JÉGOU, François. MANZINI, Ezio. Sustainable everyday: scenarios of urban life. Milano: Ambiente, 2003.

MANZINI, Ezio. VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis. 1ª ed. 1ª reimpressão. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 20

MERONI, Anna. Strategic design: where are we now? Reflection around the foundations of a recent discipline. Strategic Design Research Journal, v.1, n.1, Dec 1, p.31-38. 2008.

NORMANN, R.; RAMÍREZ, R. From Value Chain to Value Constellation: Designing Interactive Strategy. Harvard Business Review. N. 71, 1993. pp. 65–77.

SOCIAL BUSINESS MODEL CANVAS. Social Business Model Canvas. Disponível em http://www.socialbusinessmodelcanvas.com/wp-content/uploads/Social-Business-Model-Canvas.png. Acesso em 25 nov. 2016.





ISSN | 2177-4870