Aplicação de Recursos de Educação a Distância em Cursos de Design: Desafios e Potencialidades | Education Resources Application to Distance Courses in Design: Challenges and Potentials

Nicele de David Branda, Sidnei Renato Silveira, Vinicius Gadis Ribeiro

Resumo


Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a inserção da Educação a Distância (EaD) em cursos superiores de Design. A abordagem surgiu devido à necessidade de se estabelecer uma compreensão a respeito da aplicação de ferramentas, as quais permitam o desenvolvimento do raciocínio projetual a distância, por meio da utilização dos recursos de EaD. A aplicação de recursos para desenvolver o raciocínio projetual requer conhecimento sobre Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e sobre ferramentas de EaD, além do que se refere à didática necessária para o desenvolvimento de atividades associadas a essas práticas. Devido ao contexto tratado, apresentam-se algumas das potencialidades e limitações que caracterizam a aplicação de recursos de EaD em cursos superiores de Design.

Abstract

This paper presents a study about the insertion of Distance Learning in Design courses. This theme emerged from the need to understand the application of tools that enable the development of project reasoning using Distance Learning resources. For application of these resources in developing of the project reasoning it is necessary the knowledge of Virtual Learning Environments (VLE) and Distance Learning Tools, in addition to teaching required for the development of distance activities. In this context, we present some possibilities and limitations in the application of Distance Learning resources in Design courses.

Texto completo:

PDF



ISSN | 2177-4870